Os Mártires de Haymarket e as origens do Primeiro de Maio
Este discurso foi proferido por Joseph Kishore, secretário nacional do Partido Socialista pela Igualdade (EUA), no Ato Internacional Online de Primeiro de Maio de 2024.
Este discurso foi proferido por Joseph Kishore, secretário nacional do Partido Socialista pela Igualdade (EUA), no Ato Internacional Online de Primeiro de Maio de 2024.
A classe dominante americana nunca perdoou os controladores da PATCO pela atitude determinada que tomaram contra a administração Reagan.
A greve da PATCO foi um marco na história da luta de classes americana e internacional.
Com o episódio da PATCO, a história expôs a inviabilidade e falência de um movimento trabalhista baseado no anticomunismo, na defesa do sistema de lucro e no nacionalismo.
A história da emancipação completa dos escravos nos Estados Unidos é um evento de importância histórico-universal que desafia a mitologia racialista.
Sem qualquer anúncio público ou explicação, o Times abandonou a tese central de que 1619, não 1776, foi o ano da “verdadeira fundação” dos Estados Unidos.
Hoje comemoram-se os 244 anos da proclamação da Declaração de Independência, que em 4 de julho de 1776 instituiu os Estados Unidos da América. Não foi apenas o impacto político direto do documento, mas também os princípios por ele enunciados que determinaram sua estatura histórica mundial.
A decisão unânime da Comissão de Arte de Boston de remover a estátua de Abraham Lincoln e um escravo liberto que comemora o fim da escravidão é um ataque reacionário ao legado progressista da Guerra Civil.
A demanda compreensível pela remoção de monumentos a defensores da escravidão e da desigualdade foi acompanhada injustamente de ataques a monumentos aos homens que lideraram a Revolução Americana e a Guerra Civil.
Esta é uma versão editada da apresentação feita por Joseph Kishore, Secretário Nacional do Partido Socialista pela Igualdade, a encontros realizados em Michigan e na Califórnia tratando do “Projeto 1619” do New York Times.
A concepção de King de um movimento democrático de massa pelos direitos civis baseado na ação unificada de todas as seções oprimidas da população está sendo substituída por uma narrativa essencialmente racialista que apresenta toda a história dos EUA em termos de uma luta entre brancos e negros.
O Projeto 1619, lançado pelo New York Times, apresenta o racismo e o conflito racial como as características essenciais e as forças motoras da história dos Estados Unidos.
O mais importante abolicionista negro escapou da escravidão na juventude e, anos depois, aconselhou Abraham Lincoln na Guerra Civil.
A chegada do homem à Lua continua sendo uma conquista científica, técnica e organizacional.